Pterígio

O pterígio é uma pelezinha que cresce sobre a córnea. Esta lesão pode manter-se pequena ou crescer até interferir com a visão.

O pterígio se localiza com maior freqüência no canto interno dos olhos, porém pode aparecer no ângulo externo.

O pterígio não deve ser confundido com catarata, o pterígio é um problema externo ao olho ao contrário da catarata.

Pterígio

Qual a sua causa?

A causa exata não está definida por completo, porém o pterígio é mais freqüente em pessoas expostas à luz do sol ou que passam muito tempo ao ar livre, em especial durante o verão. A exposição prolongada à luz solar, sobretudo aos raios ultravioletas e a irritação crônica do olho parecem desempenhar um papel importante na sua etiologia.

Qual o tratamento?

Quando o pterígio torna-se avermelhado e irritado, alguns colírios podem ser utilizados para reduzir a inflamação. Geralmente indica-se o uso de colírios a base de vasoconstrictores e lubrificantes, além de promover proteção contra agentes agressores como o sol, vento, poeira  e fumaça.

Quais os principais sintomas?

Os principais sintomas são ardor, irritação ocular freqüente, olho vermelho e incômodo com a luz. Geralmente estes sintomas pioram se houver exposição excessiva ao ar condicionado, sol, vento, poeira, fumaça ou esforço visual.

Quando se indica a cirurgia?

No entanto, nos casos em que o pterígio tornou-se grande o suficiente para atrapalhar a visão ou é antiestético, deve ser retirado mediante cirurgia.