(27) 99876-5489   |   (27) 3227-1313

Estrabismo

É a alteração ocular onde os olhos estão desalinhados e olhando para direções diferentes. Também chamado de olho torto.

O desalinhamento pode ser constante ou aparecer somente em determinados momentos. Um dos olhos pode estar na posição correta, enquanto o outro pode estar desviado para dentro, para fora, para cima ou para baixo.

Estrabismo

Saiba mais

Quando ocorre?

O estrabismo é uma alteração mais comum em crianças mas pode ocorrer também em adultos. Afeta de maneira semelhante tanto o sexo masculino como o feminino, sendo em alguns casos de caráter familiar.

Numa criança o cérebro aprende a ignorar a imagem vinda do olho desalinhado e utiliza somente a imagem vinda do olho na posição correta. Isso acarreta a perda do desenvolvimento completo da visão do olho desviado ocasionando a ambliopia ou vista preguiçosa.

O adulto que desenvolve estrabismo geralmente tem visão dupla, pois o cérebro já aprendeu a receber imagens dos dois olhos e não consegue desprezar a imagem do olho desviado. Cada olho focaliza uma imagem diferente.

Como se trata a vista preguiçosa ou ambliopia?

A ambliopia pode ser tratada com a oclusão do olho bom com o intuito de estimular a visão do olho fraco. Se a ambliopia é detectada nos primeiros anos de vida, geralmente o tratamento tem sucesso. Se o seu tratamento inicia-se tardiamente, geralmente torna-se permanente e irreverssível.

Quanto mais precoce é o tratamento da ambliopia, melhor é o resultado. Devemos ocluir o olho bom para que o olho pior se desenvolva.

Outra causa de ambliopia é a anisometropia (graus diferentes entre os dois olhos). Às vezes o diagnóstico da anisometropia é feito tardiamente pois o olho com grau menor mascara a deficiência do olho com maior grau.

Quais os primeiros sinais do estrabismo?

O primeiro sinal do estrabismo é que um dos olhos não está alinhado. A criança deve ser examinada pelo oftalmologista idealmente logo nos primeiros anos de vida e na pré-escola para detectar eventuais problemas oftalmológicos.

Como se trata o estrabismo?

O tratamento pode ser a simples prescrição de um óculos, tratamento ortóptico ou cirurgia dos músculos.

Estrabismo

Sociais responsivo

(27) 3227-1313