Cirurgia de implante de lentes fácicas de Artisan

A Lente intraocular de Artisan

O Implante da Lente Artisan, aprovado pelo FDA (Food and Drug Administration), é indicado para casos de alto grau de miopia (de 08 a 20 graus) ou hipermetropia (de 5 a 10 graus) ou ainda para os casos em que a cirurgia a laser foi contraindicada seja por espessura, por curvatura ou grau elevado.

Essa lente e toda a técnica cirúrgica foi desenvolvida pelo oftalmologista holandês Prof. Jan Worst e sua inovação em 20 anos de pesquisas já surte resultados positivos no mundo inteiro.

Os resultados a longo prazo dos implantes das Lentes Artisan realizados na Europa, nos Estados Unidos e no Brasil consagram esse procedimento como uma das melhores opções para tratamento de altos graus.

A Lente Artisan é a lente fácica mais conhecida no mercado pela estabilidade dos resultados e baixos índices de complicações. É chamada de lente fácica por não ser necessária a remoção prévia do cristalino, sendo assim reversível, isto é, a lente pode ser removida e o olho retorna condição pré-operatória.

artisan

A cirurgia

Realizada com anestesia local, em regime ambulatorial, ou seja, sem a necessidade de internação hospitalar, o que reduz muito o risco de complicações, como por exemplo, a infecção hospitalar.

A cirurgia é absolutamente indolor, tendo duração média de 20 a 30 minutos, e recuperação pós-operatória também indolor. A recuperação da visão é lenta, demorando ao redor de 30 dias para a estabilização da cicatrização e verificação do grau residual, quando então os pontos serão removidos se necessário.

O implante da lente intra-ocular costuma corrigir de 80% a 90% do grau, e, dependendo do grau residual, há a possibilidade da realização da correção do mesmo com Excimer Laser meses após o implante da lente de Artisan.

A cirurgia

O que são as lentes fácicas de Artisan?

As lentes Artisan são lentes de contato pequenas e ultra-finas. A lente Artisan é ligada à íris com dois clipes minúsculos. Uma vez implantado, a lente fica permanentemente no olho. De forma geral existem duas modalidades de lentes intraoculares: as que são implantadas no lugar do cristalino com a remoção da mesma – a lente natural do olho – no tratamento da catarata; e as implantadas na frente do cristalino, mantendo-o em sua posição, denominadas lentes fácicas.

Por que optar por um implante de Lente Artisan?

QuestãoO tratamento é reversível:

No caso improvável de uma complicação médica, a lente artificial pode ser removida, deixando o olho em seu estado original. Essas lentes são implantadas atrás da córnea, anteriormente ao cristalino (sem necessidade de pontos ou remoção do cristalino).

QuestãoSeguro e eficaz:

O tratamento é seguro, a lente Artisan é implantada há mais de 25 anos. Estudos extensivos mostraram que a lente é segura e eficaz, também em pacientes tratados há muitos anos atrás.

QuestãoExcelente acuidade visual:

Com a lente Artisan, na maioria dos casos, é padrão excelente acuidade visual, a córnea central permanece intacta.

O implante de Artisan é indicado para pacientes que apresentam:

Córneas finas;
Córneas irregulares;
Alta Miopia (de -3D a -23D);
Alta Hipermetropia (de +1D a +12D)

Exames pré operatórios necessários para a cirurgia:

• Mapeamento de retina – avaliar patologias associadas para orientação do paciente em relação ao prognóstico da cirurgia;
  • Microscopia especular – para analisar qualitativamente e quantitativamente as células da camada interna do olho;
  • Biometria ultrassônica – para calcular o grau da lente intraocular a ser implantada;
  • Topografia corneana – para analisar o astigmatismo;
  • Exames de sangue e avaliação clínica pré operatória