Cirurgia de transplante de corneá

O transplante de córnea é uma cirurgia que consiste em substituir uma porção da córnea doente de forma total ou parcial de um paciente por uma córnea doadora saudável, a fim de melhorar a visão do paciente ou corrigir quadro de perfurações oculares que ponham em risco a perda anatômica e funcional do olho.

Transplante de cornea

O que caracteriza a córnea é que ela possui uma curvatura normal, regularidade e transparência.

Quando uma de suas características é perdida seja na sua curvatura, sua regularidade ou sua transparência está indicado o transplante de córnea. É necessário reforçar a idéia que quando isso ocorre mesmo que troquemos os óculos a visão continuará restrita, daí sendo indicado o transplante de córnea

O que é a córnea?

A córnea é uma estrutura transparente localizada na porção anterior do globo ocular ou seja na frente do olho. Pode ter alterações de sua transparencia e de sua curvatura prejudicando assim a visão do paciente.

Quando se indica o transplante de córnea?

O transplante de córnea é indicado quando uma de suas características é perdida

• Transparência: cicatrizes pós trauma ou infecção (leucoma), edema de córnea ou inchaço da córnea (ceratopatia bolhosa), queimaduras químicas ou térmicas
  • Curvatura e regularidade: ceratocone, degeneração marginal pelúcida, trauma, ectasias secundárias

O que é o transplante de córnea?

O transplante de córnea consiste na substituição da córnea alterada por uma córnea doadora.

Quais são os tipos de transplantes de córnea

• Transplantes penetrantes,
  • Transplantes lamelares

Os transplantes penetrantes são aqueles que substituem toda a espessura da córnea, enquanto os transplantes lamelares substituem apenas uma porção da córnea (lamela). Assim, dependendo de cada caso, o médico poderá optar por um tipo ou outro de transplante.

Qual o tipo de anestesia no transplante de córnea?

Anestesia local ou anestesia geral.

Quando se retiram os pontos?

Os pontos são retirados na maior parte das vezes somente em duas situações: quando eles se soltam que é muito difícil de acontecer ou quando desejamos corrigir o astigmatismo que pode ocorrer com a cicatrização. Neste caso, o tempo para iniciar a remoção dos pontos depende do tipo de técnica de pontos utilizada (no primeiro mês ou à partir do terceiro mês) A remoção de pontos é feita no consultório com anestesia de colírio.

Qual a porcentagem de sucesso de um transplante de córnea?

Depende da causa que motivou o transplante. O transplante de córnea apresenta alta porcentagem de sucesso nos casos não complicados e de bom prognóstico. Em casos complicados, a taxa de sucesso pode diminuir conforme a complexidade da patologia ocular.

Quais são os sinais e sintomas de rejeição?

Olho vermelho, baixa de visão súbita ou progressiva, fotofobia ou dor. É importante o diagnóstico e o tratamento precoce pois assim é possível reverter em grande parte das vezes somente com tratamento medicamentoso. Quando não diagnosticamos a tempo ou não obtemos resultado com o tratamento existe a possibilidade de se realizar outro transplante após a rejeição.

Até quando o transplante de córnea pode apresentar rejeição?

O período crítico para rejeição é no primeiro ano porém pode ocorrer em qualquer época no pós operatório.

Qual o cuidado pós-operatório?

O paciente deverá usar comprimidos e colírios antibióticos e antiinflamatórios. Em casos especiais pode ser necessário anti-hipertensivo ocular. Deve-se evitar esforço físico, piscinas no período de cicatrização e dormir do lado contralateral ao olho operado. A recuperação visual é lenta e progressiva.

O que se pode esperar de um transplante de córnea?

Geralmente os resultados visuais após transplante de córnea são muito satisfatórios. A visão do paciente depende também da integridade de outras estruturas oculares. Após o transplante, pode levar meses para a visão atingir seu melhor potencial, porém após algumas semanas o paciente já poderá perceber alguma melhora.

Quais os requisitos para o médico oftalmologista realizar transplante de córnea?

O médico oftalmologista deve ter especialização documentada em transplantes, ser cadastrado no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence.

Todos os hospitais podem realizar transplante de córnea?

Os hospitais, assim como os médicos, devem ser cadastrados no Sistema Nacional de Transplantes e na Central de Transplantes para qual pertence.

O que é a lista de espera e como ela funciona?

A lista de espera é uma lista única (para uma região ou Estado), a fim de promover um acesso igualitário ao transplante para todos os pacientes, independente de condições econômicas, evitando favorecimentos. Esta lista funciona respeitando uma ordem cronológica de ingresso.

Existem casos que possam ser priorizados na lista de espera?

Sim, são chamados de priorizações. Existem critérios para permitir o acesso mais rápido ao transplante, como em crianças com problemas bilaterais, perfurações oculares , infecções graves intratáveis, rejeições recentes de transplantados (menos de 3 meses).

Quem controla a lista de espera?

O controle da lista de espera é realizado pelas centrais de transplante. As centrais de transplante dos diversos Estados estão integradas ao Sistema Nacional de Transplantes, o qual está submetido ao Ministério da Saúde.

Quanto tempo demora a espera por um transplante de córnea?

Isto é variável, pois depende do número de pacientes em espera. Mesmo assim, urgências podem ser atendidas em poucos dias, dependendo da gravidade do caso.

De onde se originam as córneas usadas nos transplantes?

Estas córneas originam-se de pessoas que faleceram e que doaram as córneas para transplante.

Quem pode ser um doador de córnea?

Qualquer pessoa pode se oferecer para doar suas córneas. Mesmo assim, os familiares do doador sempre são consultados e precisam autorizar a doação. Por este motivo, caso você deseje doar suas córneas, comunique isto à sua família para que saibam de sua vontade.

Existe algum controle sobre a qualidade das córneas doadas?

Sim. Existe um controle rigoroso da qualidade das córneas doadas para transplante, a fim de evitar a transmissão de doenças infecciosas e para assegurar a boa qualidade do tecido doado.

Quem faz este controle de qualidade?

Este controle é feito pelos hospitais captadores e transplantadores das córneas, através de seus bancos de córneas, seguindo recomendações internacionais e em concordância com as normas do Sistema Nacional de Transplantes.